Fomos criadas para sentir saudade do corpo que tínhamos aos 20 anos, maldizer nosso corpo aos 30, emagrecer antes de chegar aos 40. Por pressão social e para se encaixar em padrões de beleza irreais, muitas mulheres gastam horas – e, por vezes, anos – escondendo seus corpos, suas marcas e cicatrizes consideradas “defeitos”. Esta era a realidade da Lesley Miller, uma mulher de 21 anos que resolveu dividir com o mundo sua primeira foto de biquíni. Se você passou sua vida lutando contra seu próprio corpo, este depoimento vai te emocionar.
Luta contra o corpo: depoimento
Lesley Miller compartilhou na página Love What Really Matters (“Ame o que realmente importa”, em inglês), no Facebook, sua história de vergonha do próprio corpo e o quanto esse sentimento a privou de realizar coisas – inclusive, de usar um biquíni, peça que ela vestiu pela primeira vez aos 21 anos.
A foto da mulher teve mais de 33 mil curtidas e 1.600 compartilhamentos.
Leia o depoimento traduzido abaixo:
“Eu passei os últimos 18 anos da minha vida esperando.
Eu mantive meu corpo encoberto e escondido. Disse a mim mesma que um dia eu iria finalmente me deixar ser vista. Eu iria finalmente fazer todas as coisas que eu sonhava quando eu fosse ‘suficiente’. Magra o suficiente, feliz o suficiente, confiante o suficiente. Quando o meu corpo fosse da maneira que ele supostamente deveria ser.
Eu lutei contra o meu corpo a cada passo do caminho, continuamente envergonhada e silenciosa.
Quando eu tinha três anos, meus colegas perguntavam por que eu era muito maior do que eles. Por que eu não usava a mesma blusa que eles usavam.
Quando eu tinha sete anos, eu menti para a senhora do Vigilantes do Peso, desesperada para assistir a reuniões cheias de mulheres de meia idade que tentavam perder peso.
Quando eu tinha nove anos, fui a um acampamento de perda de peso e fiquei na fila na primeira semana para tirar a foto do meu ‘antes’.
Quando eu tinha 11 anos, o cirurgião cortou meu estômago e me disse o quão feliz eu seria finalmente. Eu era a pessoa mais jovem a passar pela cirurgia de perda de peso.
Quando eu tinha 15 anos, comecei a cortar minha própria pele. Eu achava que merecia.
Quando eu tinha 20 anos, eu perdi metade do meu peso corporal em nove meses, e meu valor diário era unicamente determinado pelo número na balança menor do que no dia anterior.
E então eu me cansei de esperar. Agora eu estou com 21 anos e eu comprei meu primeiro biquíni.
Você pode ver tudo. Protuberâncias estranhas e rolos de gordura. Excesso de pele caindo. As estrias, celulite, cicatrizes de danos cirúrgicos. Uma protuberância no meu abdômen por causa da cirurgia.
Eu quero aprender a amar tudo de mim, e não apenas as partes que eu tenho dito que são ‘aceitáveis’. Porque o segredo é: eu sempre fui o suficiente. E você também é”.